Quando existe a necessidade de desmontar uma estrutura de concreto, ou quando vai haver a substituição de um equipamento de grande porte de uma linha de produção, ou ainda quando há a necessidade de se criar aberturas para porta e janelas ou passagem de tubulações, é a hora que com certeza haverá a demanda da demolição de estruturas de concreto e aí só uma empresa especializada em demolição de estruturas de concreto poderá atender o cliente de forma eficiente e precisa.
A partir do momento que o cliente detecta essa necessidade e contata uma empresa de demolição de estruturas de concreto, essa empresa vai analisar a situação e propor o melhor método de demolição de estruturas de concreto para aquela necessidade específica do cliente. No caso da demolição controlada, os processos adotados são o corte com fio diamantado, corte com disco diamantado, ou perfuração com coroas diamantadas. Cada um desses processos será utilizado de acordo com a situação proposta, levando em consideração variáveis como, prazo de execução, espessura da estrutura a ser demolida, espaços confinados de trabalho, etc.
Na demolição de estruturas de concreto o corte com fio diamantado é um processo de valor mais elevado, mas com a vantagem de praticamente não ter limite de espessura da peça a ser cortada, além de cortar toda a ferragem da estrutura, já o corte com disco diamantado é utilizado até o limite do disco de corte, o que gira em torno de 0,40m. As perfurações com brocas diamantadas variam em diâmetros de 1” até 16” e atingem comprimentos variados, através da utilização de prolongadores. Esses três processos são à base da demolição de estruturas de concreto, dentro do segmento de demolição controlada.