O entulho na construção das cidades brasileiras acarreta grande desperdício de materiais, custos de manuseio e destinação final. É comum ver esses resíduos serem colocados em locais inadequados, como aterros secretos, margens de rios, riachos e espaços abertos. Isso causou e bloqueou as margens dos cursos d’água, bloqueou bueiros e corredores, causou inundações e reduziu a qualidade de vida nas áreas urbanas.

A reciclagem de resíduos de construção ou entulho vai gerar subprodutos, como tijolos, brita, canos de esgoto, calçadas, etc. São alternativas importantes para amenizar diversos problemas da área urbana, mas mais de 90% dos resíduos são de origem civil construção e pode ser extremamente Baixo custo é reciclado, reaproveitado e transformado em agregados com características muito semelhantes ao produto original.

O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso. É possível produzir agregados – areia, brita e bica corrida para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos, e uso em argamassas e concreto.